segunda-feira, 28 de abril de 2008

O que o ciclismo pode nos ensinar

Esta postagem é minha homenagem a esse esporte espetacular, que pode ensinar muito para nosos alunos e até mesmo para nós professores. Ele pode nos trazer algo que nos falta atualmente: persistência, dedicação, disciplina. Veja a opinião do ciclista Luciano Pagliarini e o vídeo sobre esse esporte apaixonante: o ciclismo.

A estrada e eu
O ciclismo é um dos esportes mais duros do mundo, quem o pratica ou praticou sabe do que estou falando. Um esporte aonde nada vem por acaso. Muita dedicação, sacrifício e determinação são apenas o início para se obter algum resultado, um mundo onde os talentosos são privilegiados e os preguiçosos não tem vez, são literalmente esmagados pela concorrência. É necessário muito trabalho, atitude mental positiva, persistência, entusiasmo, criatividade, ousadia, colaboração e humildade. Resultados nesse mundo são reflexo de muito empenho, me refiro a meses de duro trabalho, treinamentos muitas vezes desumanos, temperaturas extremas de 0° a 45°, onde o ciclista se encontra exposto a temperatura externa por várias horas. Me impressiono com a quantidade de pensamentos que passam pela cabeça nessas horas de pedal. Dúvidas, certezas, saudades, planos, sonhos, vontade. Horas em que é necessária muita determinação para fazer o pedal virar por 180/200 quilômetros de solidão no asfalto.Um esporte extremo que só pode ser encarado com muito amor e paixão, sentimentos necessários para superar dificuldades mil que devemos atropelar pelo caminho.


4 comentários:

Roseli Venancio Pedroso disse...

Oi Douglas, muito bom esse texto sobre o ciclismo. Sem dúvida o esporte representa um pequeno universo que é o espelho de nossas vidas. Afinal, viver é arriscar, concentrar, se esforçar, suar. Mas também é o prazer de nossas conquistas do dia-a-dia. Parabéns pelo blog. Os outros textos também são ótimos.
Abraço,
Roseli

Semíramis F. Alencar Moreira disse...

Oi, Douglas
Eu e minha magrela todos os dias saimos a pedalar pelas ensolaradas e muitas vezes cinzentas ruas de Itamonte. A quantidade de pensamentos e sensações numa bike é muito maior do que podemos contar. Algumas vezes me ocorre a idéia de um texto quando chego em casa é quase uma psicografia, basta uma meia hora de pedalada.
Vou puxar um feed desse texto (posso?) e vou colocar lá no meu blog com o selinho da bicicleta
Abraços e conte comigo

Se

Anônimo disse...

Oi, Douglas. É um esporte bastante completo. Não foi a toa que o ciclismo foi um dos primeiros esportes incluídos nas Olimpíadas.A modalidade foi disputada já na primeira edição dos Jogos nos tempos modernos, em 1896, em Atenas, na Grécia. Abraços, Clarissa

Sarah anny disse...
Este comentário foi removido pelo autor.