quinta-feira, 15 de maio de 2008

MANUAL PARA CRIAR VADIOS NA ESCOLA

1 – Dê sempre uma outra chance, afinal de contas, vadios dificilmente conseguem cumprir compromissos;
2 – Faça questionamentos superficiais, eles evitam o raciocínio aprofundado e facilitam as coisas;
3 – Dê dez questões com respostas fechadas e essas mesmas dez questões exija na prova, deixando claro que haverá uma recuperação;
4 – Explique as atividades mais de cinco vezes, porque os vadios demoram a entender e demonstram sempre falta de interesse;
5 – Não corrija erros de ortografia e nem pense em descontar nota dos textos com muitos erros;
6 – Jamais, em hipótese alguma, peça para o vadio ler algo que tenha mais de três parágrafos. E nem ouse cobrar uma explicação do texto lido;
7 – É sugestivo realizar trabalhos com mais de cinco elementos, pois o vadio provavelmente será o tal do “quinto elemento” desnecessário;
8 – Nas aulas de leitura leve para a sala revistas com muitas figuras, para que o vadio pelo menos fique em silêncio durante esta atividade;
9 – Lembre todas as aulas o vadio de que é proibido usar boné e mascar chiclete na sala de aula, ele tem dificuldade de lembrar dessas regras.
10 – Seja uma pessoa tranqüila, leve de cabo a rabo o ditado de que há pessoas que nasceram para ser alienadas e exploradas;
11 – Vadios estão sempre no direito, dificilmente no dever, portanto, não tente exigir algo.

PS: A vida de professor sempre tem a tal da “primeira vez”. A primeira “mijada” geral, a primeira cola descoberta, a primeira aula sem auxílio do livro didático, o primeiro desafeto na escola, o primeiro aluno fã. Esta semana experimentei outra primeira vez: pela primeira vez, algum aluno tirou o cabo de vela da minha moto. Terrorismo escolar agora? Coincidentemente o ato terrorista ocorreu na semana de entrega dos boletins. Acho que na minha escola também estamos criando vadios, ou o professor é um deles, quem sabe? Não tiro minha parte de culpa.

Um comentário:

Anônimo disse...

Também fiquei pensando nos meus vadios e qual é a minha participação no seu "manejo".