terça-feira, 22 de maio de 2012

Itapiranga sedia encontro interestadual de protesto contra as barragens


Publicado no Informativo Agropecuário, de Junho de 1984.

Nos dias 4 e 5 de Junho de 1984, Itapiranga foi sede do encontro interestadual de conscientização e protesto contra a construção das barragens sobre o Rio Uruguai. Segundo avaliação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itapiranga e da Igreja Católica, estiveram presentes em torno de 2.500 pessoas. Portando cartazes e faixas o povo exigia o cancelamento do projeto. A praça da Igreja Matriz e o Kolping viveram dias de protestos pacíficos, em que agricultores e líderes da região pediram respeito aos seus direitos.
A praça da Igreja Matriz esteve repleta de pessoas, com também a Rua São Bonifácio em frente à Igreja. Praticamente todas as delegações traziam cartazes ou faixas com dizeres contra as barragens e a favor da terra e da agricultura. Um cartaz que chamou a atenção dizia não ao truco e sim ao trabalho. Muitos trouxeram seu almoço e simplesmente aproveitaram os bancos e sombras existentes na praça da Igreja Matriz para fazer as refeições.
O encontro foi organizado pela Comissão das Barragens, que tem na pessoa de Antônio Hentz de Palmitos um dos principais líderes. Houve a participação do Bispo Dom José Gomes e de aproximadamente 20 sacerdotes, além de religiosos e religiosas. Também participou do encontro o Pastor Grüber de Panambi. O município de Itapiranga teve presença de toda a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, dos vigários das três paróquias, padres Otmar Schwengber, Inácio Kremer e Clemente Haas, além do Padre Ivo Müller. De praticamente todas as comunidades do município houve a presença de agricultores, especialmente das comunidades atingidas como Santa Fé, Santa Cruz, Ervalzinho, Dourado, Sede Capela, Fortaleza, Jaboticaba, Chapéu, Macuco, Alto Macuco e São João.

Cerca de 2.500 pessoas participaram do evento

Manifesto nas ruas da cidade de Itapiranga

Pastores e Sacerdotes participaram da celebração litúrgica

Nenhum comentário: