segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Sugestão de leitura


Minha namorada me dá presentes, e no nosso relacionamento, cada um escolhe seus presentes. Ela sabe que quero livros, então escolhi. Escolhi "A menina que roubava livros", de Markus Zusak. Confesso que fui influenciado pelos mais vendidos da revista Época, mas o nome chamou muito a minha atenção. Aliás o nome vende o livro, precisa vender. Li então, nas férias, 477 páginas. Incrível. Uma história envolvente. O escritor precisa saber escolher os personagens e o espaço em que ocorre a história. Zusak foi genial. Imagine, quando a Morte decide narrar a história de uma menina que roubava livros, na Segunda Guerra Mundial, em plena Alemanha nazista. "Carregaria uma mala, um livro e duas perguntas. Uma história. Uma história depois da história. Uma história dentro da história..." Leia esse livro, é bom!

2 comentários:

Daniel Giandoso disse...

Como vai Douglas?
Acertei ontem as minhas aulas para este ano na atribuição. No EF vou trabalhar com 5 e 8 séries; No EM com 1 ano. Estou tentando montar um blog para os alunos. O problema é que no Estado nada funciona... Vamos pensar em algo juntos?

Daniel Giandoso disse...

Ótima idéia!
No meu caso, sói posso estar on line com os alunos no colégio particular onde trabalho - 8 série (9 ano) em Mogi Mirim SP. Aqui em São Paulo, no colégio público é praticamente impossível. Só há um computador com acesso a net. Posso arriscar com o EM em uma outra escola onde peguei carga complementar. Lá há uns 6 ou 7 computadores funcionando.

Este ano nas oitavas comecei com Imperialismo, 2a Rev. Industrial. Pedi para que els fizessem um levantamento das indústrias da cidade e de que forma elas modificaram a paisagem local. Pensei em alguns debates com eles e já marquei um para discutirmos sobre violência. Pensei em apresentar o filme ônibus 174 do José Padinha. A escola tem um projeto integrado para esse ano que é discutir diversidade cultural num contexto amplo e de forma mais resptrita, o respeito à vida, aproveitando o tema da Campanha da Fraternidade (é um colégio de freiras - congregação Filhas de Jesus). Mais adiante, pretendo trabalhar com música,não sei muito bem, mas tentar investigar a hist. do séc. XX com os diferentes estilos musicais que surgiram. Por enquanto, tenho pensado nisso, mas quase nunca consigo realizar metade...
E você, o que tem pensado?
Um abraço, Daniel