sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Eu e o Poder

Eu e o Poder vivemos juntos. Ele está sobre mim assim como eu estou com ele. É claro, tenho de assumir que, ele, está muito mais sobre mim do que eu com ele. Mas aceito essa disparidade, até porque, os poucos momentos em que estou com ele, me glorificam, alimentam meu ego, ao ponto de acatar e me subordinar aos seus desejos, seus mandos e desmandos.

Ah! Sim. Esqueci de dizer que o Poder tem um temperamento difícil, mas o meu desejo de estar com ele é imenso. Quando estou com o Poder me sinto mais forte. Consigo subordinar outras pessoas. Com o tempo você aprende que estar com o Poder é glorificante. Mesmo que na maior parte da sua vida, ele, o Poder, está muito mais sobre você do que com você.

O Poder é uma figura muito misteriosa. Todos sabem que ele existe, mas poucos sabem como conquistá-lo. Aliás, alguns nem o conquistam, o recebem de gratificação, através de um cargo partidário, ou adotando a tática do “puxa-saquismo”.

O Poder está no ar, ele se dissimula em várias pessoas, mas não tem face. Constrói uma teia de relações entre as pessoas, algo semelhante a barras de ferro, só mais elásticas, mas não menos reais. Às vezes penso que o Poder está na figura de meu patrão, mas quando paro para pensar, percebo que ele está muito mais em mim, porque alimento relações de poder muito mais intensas com os meus subordinados. Descarrego toda minha subordinação ao Poder em outras pessoas, nem que sejam meus filhos, meus alunos, meu vizinho, minha esposa. Alimento essa figura chamada Poder, desejo estar com ele constantemente.

Se você credita não ter nenhum tipo de relação com o Poder, pense no seu cotidiano. Ele está contigo, na verdade, muito mais sobre você, em qualquer tipo de relação social que você exerça. Ele está no olhar vigilante do policial ou do patrão. Está nas regras morais conservadoras. Ele ameaça a tua liberdade, fazendo acreditar que você a tenha. Eu sou o Poder, você é o Poder, nós somos o Poder. Sofremos com ele e por ele. O desejamos, o alimentamos, o multiplicamos. Eu e o Poder. Você e o Poder?

Um comentário:

Elis Zampieri disse...

Olá Douglas, descobri seu espaço navegando na rede. Vi que é de Santa Catarina, sou de Curitibanos e cursei uma pós graduação na UNOESC também. De que cidade voc~e é? Gostei dos temas que aborda no seu blog, me identifiquei um pouco eu acho, tenho me dedicado, nos últimos tempos ao estudo de temas afins: relações de poder no currículo, cultura e identidades, inclusão das culturas silenciadas e coisas do gênero...tenho feito algumas considerações a respeito no "Sobre Educação", meu blog pessoal. Se tiver interese tenho umas bibliografias bem interessantes...Podemos trocar umas figurinhas, sou uma apaixonada por história, comecei a cursar, mas acabei tomando outros rumos por motivos alheios à minha vontade, quem sabe um dia ainda retome.
Um abraço da Elis