sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Questão de prova de História

Nos exames finais deste ano procurei adotar uma nova tática. Elaborei um enunciado para uma questão que buscava incentivar o estudante argumentar sobre seus posicionamentos. Percebi que nós professores sempre quando pedimos a opinião do aluno, o induzimos a dizer "sim, concordo". Acredito que também devemos incitá-lo a dizer "Não concordo" e fazê-lo dizer por que não concorda. Então, no enunciado satirizei a questão da mulher camponesa, dizendo que as mulheres sempre tiveram participação na história, não sendo submissa aos homens. Os estudantes que não concordam com isso - principalmente as meninas - tiveram que se defender. Foiu muito legal.

8 comentários:

Semíramis F. Alencar Moreira disse...

Caro Prof Douglas
Oi, conheci seu blog através do blog do Prof Moran.
Estou em busca de maior integração com os outros blogs de educação, que desempenham o mesmo trabalho que eu.
Achei interessante sua forma de estimular a análise crítica do alunado: provocá-los à defenderem seus pontos de vista.

A avaliação, pode significar um momento de grande aprendizagem para o aluno, não necessariamente dentro desta ou daquela disciplina, mas para toda uma vida.

Pena ainda termos que conviver com a triste herança do método tradicional, do "decorum" interminável de perguntas e respostas pré-estabelecidas.

O professor está de parabéns, é uma técnica que, se partilhada com outros professores pode enriquecer ainda mais o ensino de História dentre outras disciplinas por nosso Brasil afora. Foi enriquecedor.

Aguardo visita no meu blog. Abraços e boas festas

ProfªSemíramis Alencar

Semíramis F. Alencar Moreira disse...

Obrigada pela visita e pelo comentário Prof. Douglas.

Amo lecionar e ajudar à outros professores à prosseguir com sua carreira docente, pois no final, vale à pena, cada trab corrigido, cada aula bem embasada. Os seus posts também são inteligentes e exprimem o cotidiano de nossas escolas e universidades: as ps querem se livrar da "instituíção escola" o mais rápido possível. Os alunos encaram a escola como um castigo, uma pena que devem cumprir por um período de 14/15 anos, aproximadamente, se contarmos com a pré-escola, para poderem correr livres pelo mundo. No mais, acredito se a classe docente se unir, poderemos construir um novo movimento silencioso o da união na educação. Mais Blogs e páginas como os nossos, mais profissionais engajados e conscientes do processo social e cultural de nossos alunos, poderão vir a ser, os caminhos mais agradáveis para se construir a educação do amanhã. Tomei a liberdade e coloquei um link para seu blog no meu.

Valeu e apareça!
Profª Semíramis Alencar

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

L i n k s & S i t e s
Seleção dos melhores Sites do Brasil!
http://www.lksites.com

Parabéns pelo seu Blog!!!

Você está fazendo parte da maior e melhor
seleção de Sites do País!!! - Só Sites Premiados -
Selecionado pela nossa equipe, você está agora entre
os melhores e mais prestigiados Sites do Brasil!

O seu link encontra-se no item:
" CANAL 3 " => Blog = Letra E

http://www.lksites.com/blog

- Os links encontram-se rigorosamente
em ordem alfabética -

Pegue nosso selo em:
http://www.lksites.com/selo

* Aproveite e insira também nossa "Janelinha" no seu Site.
Veja como => http://www.lksites.com/janelinha/janelinha.shtml

Seus visitantes irão adorar!!!


Um abraço,
Dário Dutra
- Webmaster -

http://www.lksites.com/
....................................................................

Daniel Giandoso disse...

A parceria está mais do em pé!
Um abraço.

Anônimo disse...

OlÁ Douglas.

Muito interessante seu post, ele nos leva a uma reflexão sobre nossa prática.

Abraço e tudo de bom

Semíramis F. Alencar Moreira disse...

Oi, Douglas

Eu não li o livro ainda, mas aluguei o filme numa locadora aqui de Itamonte. O engraçado é que eu conheci primeiro o filme, depois é que vim saber que este era oriundo do livro.
Sou professora de História e Sociologia da Educação e Pedagoga. Há dois anos eu e meu esposo desenvolvemos um método de aulas comentadas, que consiste em aproximar os fatos do passado com o contexto atual. Nada melhor do que filmes, documentários e curtas-metragens para fazê-lo. Querendo depois te envio a lista de filmes que elaboramos por e-mail.

Obrigada pelos posts, a gente se encontra na lista dos blogs educativos!
Abraços
Semíramis Alencar
http;//educandooamanha.blogspot.com

Jenny Horta disse...

Muito importante esta observação. É muito mais fácil pra todos nós escrever sobre o que concordamos. E não somos preparados para aceitar opiniões contrárias! É importantíssimo desenvolver essa capacidade nos alunos.
Seu blog é excelente! Adoro história.
Sou professora do ensino básico e pré escola e conheci seu espaço através da Semiramis.
Visite-nos também
http://melhorart.blogspot.com
http://escolaedificar.blogspot.com