sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Bolha de sabão na escola

Na educação básica a escola cria alguns alunos dentro de uma bolha de sabão. Isso porque o aluno sempre tem mais uma chance, sempre pode fazer o trabalho novamente, é mimado por grande parte dos professores, possui poucas responsabilidades, o sistema de aprovação o protege. Quando termina o Ensino Médio e sai da escola, essa bolha de sabão estoura: o patrão não dá segunda chance, não tem dinheiro para fazer faculdade, nem mesmo consegue um emprego. Aí ele se sente desprotegido e despreparado. E porque foi criado numa bolha de sabão, não tem criatividade para inovar, não tem iniciativa, não tem responsabilidade, não tem comprometimento.

5 comentários:

Wolney disse...

Olá Douglas,

Você foi direto no alvo: os alunos e alunas tratados como se estivessem numa bolha de sabão.

Obrigado pela visita ao http://www.soprando.net

Parabéns pelo Blog.

Wolney

Gládis Leal dos Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gládis Leal dos Santos disse...

Douglas,

Infelizmente esse é o retrato da situação que se vive nas escolas.E os professores são reféns de uma sistema que cobra resultados medidos em gráficos e números para liberação de verbas federais.

Gládis

Maria da Ponte disse...

Olá Douglas
Obrigada pela visita e pelas palavras amáveis.
O seu blog é também muito interessante.Parabéns.

Daniel Giandoso disse...

Olá Douglas!
Agradeço pela sua visita e por seu generoso comentário. Seus dilemas também são os meus. Temos de matar um leão por dia e com o tempo isso cansa. Mas reflexões assim quando compartilhadas nos reanima. Espero que possamos desenvolver muitas idéias juntos em 2008. Um abraço.
Prof. Daniel.