sábado, 24 de janeiro de 2009

CONVERSA DE PROFESSOR


Todas as férias escolho um livro que me acompanha em todos os lugares. Geralmente procuro optar por um livro de leitura fácil, prazerosa e diferente de tudo que leio durante o ano. Nunca gostei de ler biografias, iniciei algumas na época da faculdade, como por exemplo, o livro que relata a biografia de Antônio Carlos Magalhães. No entanto, decidi ler uma biografia que chamou a minha atenção. Trata-se da história de vida de Saul Hudson, mais conhecido como Slash, famoso guitarrista de uma banda norte-americana chamada Guns N´ Roses.

Slash ficou famoso na década de 1980 pelo seu talento como guitarrista, mas principalmente pelo seu estilo de vida completamente fora do normal. Envolvido constantemente em confusões, numa vida regada com muito álcool e drogas, Slash foi um daqueles jovens típicos do seu tempo, que levou a cabo o ditado: sexo, drogas e rock n´roll.

Pode assustar um professor ler este estilo de livro, mas sempre falo para meus alunos o seguinte: para quem está aprendendo na vida, é sempre importante nos espelharmos em outras pessoas. No entanto, não devemos somente olhar para pessoas que devem ser seguidas, mas também olhar para aquelas pessoas que não devemos seguir. Se não sabemos para onde ir, pelo menos devemos saber por onde não ir.

Por mais que as pessoas pareçam serem maus exemplos, elas sempre têm algo a nos ensinar, e o guitarrista Slash me deixou muitas mensagens interessantes. Uma delas se adapta a realidade de nossas escolas. Num trecho de sua biografia, Slash dizia que “tudo aquilo que você faz ou traz para o mundo, você receberá de volta de alguma forma, numa intensidade igual ou até maior.”

Acredito que uma das funções da escola, é justamente ensinar essa mensagem para nossos alunos. A grande maioria dos adolescentes e jovens não tem a noção disso, ou seja, são inconsequentes. Se não estudam durante o ano, não conseguem entender que isso refletirá no final do ano, quando lamentarão a sua reprovação.

Da mesma forma, muitos adolescentes não tem a menor noção de projetar o futuro. Por que devo freqüentar a escola? O que isso trará para o meu futuro? Que reflexo terá sobre minha vida o grupo de pessoas com as quais convivo? Muitos jovens almejam ganhar muito dinheiro no futuro, mas a grande maioria deles, não sabe que está trilhando caminhos errados, ou seja, não tem a menor noção de como chegar lá.

Slash relata em seu livro que na época em que estava envolvido com drogas e era viciado em álcool, não tinha a menor noção do quanto isso iria interferir em seu futuro. No livro ele complementa que soube assimilar o momento em que havia passado dos limites, que era necessário parar. Mas da mesma forma, muitos de seus amigos se perderam no mundo do vício, morreram de overdose ou faliram financeiramente. Também relata que, um dos fatores responsáveis pelo fim da banda Guns N´ Roses, que fez muito sucesso na época, foram justamente as drogas, o álcool e o estilo de vida sem limites.

A próxima biografia que pretendo ler será a história de Abílio Diniz

Um comentário:

esteblogminharua disse...

Oi, Douglas, obrigado pela visita. E quanto ao material da postagem pode usar.
Ah, gostei de seu papo de professor.
Abracos, Franz