sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Conversa de professor

“Por que eu vou entrar para a história?” essa foi a questão que lancei para meus alunos do Ensino Médio. Surpreendentemente muitos não sabiam responder ou até mesmo não tinham a menor noção, de que eles, como sujeitos instruídos, são pessoas capazes de entrar para a história.

Deixei claro para eles que, entrar para a história não significa necessariamente ser o presidente da república ou um astro de novela. Para entrar na história é necessário simplesmente ser uma pessoa que faça a diferença, em qualquer coisa. Aliás, não sei e é tão simples assim fazer a diferença, porque, se fosse simples, a maioria dos alunos saberia responder.

A grande questão é que, uma parcela muito grande das pessoas não possui qualquer tipo de projeto ou intenção de se tornar uma pessoa que faça algo inovador, audacioso, surpreendente. Essa tarefa de ser uma personalidade que ficará na história não é para qualquer um. Sinto isso em mim, e você amigo professor e estudante, certamente tem o mesmo sentimento. É muito mais fácil levar uma vida tranqüila, sem stress, ganhando seu salário base, sem incômodo.

Ser alguém que faz a diferença é conviver com o incerto, com o risco de errar, com a vontade de buscar e acreditar.

Dessa forma, se pensamos em como entrar para a história, temos de ter uma espécie de um termômetro do que me faz ser uma pessoa diferente das outras. É necessário ter parâmetros se o meu estilo de vida está igual, inferior ou superior ao dos outros.

Professores, vocês já pararam para pensar se as tuas aulas estão melhores comparadas as de seus colegas? Você já escutou a opinião dos teus alunos sobre a tua metodologia de trabalho, sobre o teu conhecimento? Você recentemente já realizou algum tipo de prova seletiva para ter um parâmetro do nível de seu conhecimento?

Sou amante do ciclismo, e nesse esporte podemos ter uma noção exata de como anda o meu treinamento e a minha dedicação ao esporte. Se vou mal em alguma prova do campeonato, preciso melhorar, se vou bem, sinto que meu esforço gerou algum resultado.

É assim em nossas vidas. Temos de ter parâmetros se almejamos ser alguém que deseja entrar para a história, que deseja fazer a diferença. É preciso ficar atento ás metodologias adotadas por outros professores, ao que os alunos falam de nossos colegas. Estar aberto para novas experiências, aceitar críticas e sugestões, é uma excelente forma de nos corrigirmos como seres humanos e como profissionais. A condição de aprendiz deve ser uma virtude para o professor.

Então amigo professor: por que você vai entrar para a história?

Frase da semana: “Para poder chegar onde se quer tudo depende de onde se esteja.” José Saramago.

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