quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Cooperativa inaugura sede da filial de Cristo Rei


Publicado no Informativo Agropecuário de Junho de 1986

“Nós em conjunto estamos aqui comemorando este acontecimento de aquisição deste prédio novo pela Cooperativa. Este empreendimento é uma vantagem para todas as comunidades. Por isso estamos aqui louvando e agradecendo à direção”. A afirmação foi do sócio da Cooperita Floriano Jungblut da comunidade de Vale Pio, no dia 07 de Junho de 1986, quando foi inaugurada a nova sede da filial da Cooperativa em Cristo Rei. Comprada no início daquele ano da firma Werlang, foram feitas as reformas para adaptá-la ás necessidades dos associados da região. Muitos sócios, familiares e convidados participaram da festa que começou com um culto, inauguração e coquetel. O culto foi celebrado por José Guido Steffen e os comentários estiveram a cargo de Aloísio Bohnenberger.
Após a celebração e benção do prédio iniciaram os depoimentos das lideranças presentes. O primeiro a se pronunciar foi o então gerente da filial de Cristo Rei, Antônio Bohnenberger, que fez um relato histórico da Cooperativa na comunidade. Em sequência fez o se pronunciamento o sócio da comunidade de Aparecida, então responsável pelo Comitê e integrante do Conselho Fiscal de Aparecida, o agricultor André Schneiders, que ressaltou a importância da filial para as comunidades vizinhas. André também fez um apelo para que na próxima eleição os sócios não aparecessem na Cooperativa para fazer campanha política. Em seguida um grupo de agricultor da comunidade de Aparecida cantou o canto: “A Cooperita não vai passar, porque está dentro do meu coração”.
Em seguida se pronunciou o presidente do conselho comunitário de Cristo Rei, Sídio Ternus, que afirmou que a comunidade pretende construir um novo clube, e fez um pedido de ajuda a diretoria da Cooperita para a concretização deste empreendimento. Pronunciaram-se também os vereadores da comunidade de Cristo Rei, Egon Grasel e João Klaus. Em seguida fez uso da palavra o superintendente da Cooperita, João Batista Schneiders, que afirmou que a Cooperita ainda é pequena, não tendo vergonha em dizer, mas que já é um exemplo para o Estado de como se trabalha e de como se produz.
O Presidente da Cooperita, Ivo Blatt, também fez uso da palavra enaltecendo o modelo cooperativo de trabalhar, dizendo da necessidade dos agricultores se unir para produzir coletivamente e lutar pelos seus direitos. Em seguida foi servido coquetel com comidas e bebidas a vontade do público e as festividades adentraram a noite. A filial de Cristo Rei funcionava na comunidade desde o ano de 1982, mas somente em 1986 foi inaugurada a sede nova da cooperativa.
Flagrante da inauguração

Associados da comunidade de Aparecida encenaram um canto

Nenhum comentário: