sexta-feira, 13 de julho de 2012

Primeiros 15 anos do Clube 4-S Unidos Venceremos de Santa Fé


Publicado no Informativo Agropecuário de Outubro de 1985

Antes de fundação do Clube 4-S existiu em Santa Fé um programa de extensão rural liderado por Cláudio José Kober, tendo como objetivos principais a conservação do solo e melhores técnicas de produção. Naquela época a juventude da comunidade não tinha uma entidade organizada e em pleno funcionamento. Em vista deste problema os líderes Cláudio Kober, Ludovico Jungbluth, Félix Sausen, o extensionista Francisco Lucas, com colaboração inicial de cerca de 30 jovens e apoio de boa parcela da comunidade fundaram no dia 15 de Setembro de 1970 o Clube 4-S Unidos Venceremos de Linha Santa Fé.
Entre outros objetivos maiores da fundação foram a união e a organização da juventude, o progresso técnico agrícola, a formação de pessoal e de lideranças. Entre as primeiras atividades realizadas pelo grupo foram os projetos coletivos de milho e conservação do solo na ala masculina, corte e costura, horta e arte culinária no grupo feminino.
A parte social foi muito difundida na época da existência do Clube 4-S em Santa Fé. Torneios de futebol de salão e voleibol, reuniões dançantes, encontros esportivos com outras comunidades, jogos entre sócios e outros jovens da comunidade eram uma agradável rotina. Também tiveram destaque na atuação do grupo a ajuda a comunidade, como a construção de paradas de ônibus, praça em frente a igreja, limpeza no centro comunitário, programas sociais, administração rural, culturas, criações, alternativas de produção, industrialização caseira, saneamento do meio, estética feminina, corte e costura, bem como curso de educação pessoal. Destaque também para a conquista de dois títulos de rainha 4-S para Terezinha Schneider e Dorotéia Ludwig. Dois jovens do grupo tiveram destaque estadual em suinocultura, sendo eles Aloísio Jungbluth e Eugênio Flach.
Lema 4-S: Progredir Sempre. Significado do 4-S: Saber, Sentir, Servir, Saúde. Juramento 4-S: Prometo minha cabeça para saber claramente, meu coração para sentir maior lealdade, minha mãos para servir mais e melhor, minha saúde para uma vida mais sã com meu 4-S, meu lar, minha comunidade e minha pátria.
Integrantes do grupo plantam batatinhas em atividade de campo

2 comentários:

JoseMRBernardo disse...

Olá,
Trabalho no Banco Central do Brasil e estou fazendo uma pesquisa sobre clubes 4-S. Este clube citado no Blog ainda funciona? Poderia ter acesso aos responsáveis?
Grato
José Manoel

Unknown disse...

A entrada da modernização para o povo do campo; Transformar o Jeca tatu aos moldes da revolução verde;