quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Jovens 4-S realizaram VI Seminário


Publicado no Jornal Oeste, de 09 de Julho de 1986.

Nos dias 1ª, 2 e 3 de Julho de 1986 aconteceu na comunidade de Linha Beleza, município de Itapiranga, o 6º Seminário Municipal 4-S. O evento foi promovido pelos 21 clubes 4-S de município, juntamente com a ACARESC e Comitê Municipal 4-S. Esta é uma promoção que acontece anualmente e com grande êxito.
Durante os 3 dias do Seminário, os participantes tiveram a oportunidade de enriquecer seus conhecimentos, através das palestras ministradas. Foram abordados vários assuntos de interesse dos seminaristas, tais como relações humanas, juventude rural, reforma agrária, código de posturas do município, legislação de trânsito e prevenção de acidentes no meio rural.
Com um jantar de confraternização, ocorreu o encerramento na noite de quinta-feira, após a posse da nova diretoria, que ficou assim constituída: Presidente José Heckler, vice Celestino Forneck, secretário Bruno Heberle e vice Elaine Wirth, tesoureiro Otávio Groth e vice Aloísio Weber. Conselheiros efetivos: Valdemar Pauli, Antônio Follmann, Inácio Wolfarth e Arnoldo Kessler.



sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Curso de aperfeiçoamento em métodos e técnicas de alfabetização


Publicado no Jornal Oeste, de 04 de Junho de 1986.

Realizou-se, numa das salas do Colégio Integrado de Itapiranga, um treinamento para professores de alfabetização, promovido pela 12ª UCRE de São Miguel do Oeste. O curso foi dirigido pelas professoras Clair Asquidamani e Maria Predebom. Este curso contou com a participação de 57 professores de todo o município de Itapiranga, tendo sido levado a efeito nos dias 29, 30 e 31 de maio de 1986.
O objetivo do treinamento foi avaliar o contexto educacional, sua implicação e desafios, buscando alternativas para uma ação conjunta e uma avaliação participativa, para uma educação melhor. A avaliação implica em um trabalho científico, isto é, o professor estuda o problema, define-o, conclui e age, planejando  em função as atividades que visem suas soluções.
Professoras Clair Asquidamani e Maria Predebom

Professores presentes no encontro

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Gerador de energia a gás pobre em Tunápolis

Nesta quinta, fazendo pesquisa de campo através do Projeto de Pesquisa da Fapesc tive a grata satisfação de conhecer, na Fábrica de Móveis Tunas em Tunápolis, um gerador de energia movido a gás pobre. Conforme o proprietário do estabelecimento, Lauro Eidt, o motor é inglês e foi comprado no início da década de 1970 de um frigorífico de Maral, no intuito de gerar energia para movimentar a serraria da família.
O motor é movido por uma fornalha, de onde é sugado o gás pobre, que movimenta as rodas e as roldanas movimentando um gerador de energia.
Lauro destaca que fazendo alguns ajustes na aparelhagem o motor movido a gás pobre da serraria da família Eidt ainda iria funcionar com plena perfeição.
O motor foi fabricado na Inglaterra, provavelmente no início do século XX, pela empresa Crossley Brothers, Manchester, e é uma relíquia herdada dos tempos da revolução industrial.

peças chegam a pesar mais de 4 toneladas

Motor movido a gás pobre

Selo do fabricante inglês Crossley Brothers Ltda




Lauro se orgulha em preservar a máquina
Sistema de fornalhas que movimentavam o motor

  No vídeo abaixo podemos ter um exemplo de como funcionavam estes motores movidos a gás pobre, claro o motor abaixo é de um porte bem menor comparado ao da família Eidt de Tunápolis.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Missa tradicionalista com Padre Potrilho

Grande missa crioula no CTG Portão do Oeste.
Publicado no Jornal Oeste, de 07 de Maio de 1986.
Padre Paulo Aripe, popular “Potrilho”, rezou uma missa crioula no galpão do CTG Porteira do Oeste de itapiranga. A celebração aconteceu no dia 04 de Maio de 1986, com a participação de aproximadamente mil pessoas, que se deslocaram de diversas cidades vizinhas para prestigiar a promoção do Centro de Tradições Gaúchas.
A grande festividade iniciou as nove horas da manhã, prolongando-se o final da tarde, constando de diversas atrações gauchescas. O que mais chamou a atenção do grande público presente foi, sem dúvida, a missa crioula, celebrada pelo Padre Potrilho de Santa Maria-RS, que deixou uma mensagem de fé e de esperança, sempre baseado nas raízes das tradições e no respeito com que a mesma deve ser seguida e cultivada.
O sucesso da missa superou as expectativas dos organizadores, sendo que o lucro arrecadado será revertido para a construção da cozinha da cancha de bochas do CTG. Este sucesso sem dúvida será um incentivo para que a patronagem do Portão do Oeste continue a promover grandes eventos e brindar a população, principalmente aos aficionados do tradicionalismo com espetáculos e apresentações de alto nível. 
Padre Paulo Aripe, popular "Potrilho"

Tradicionalistas acompanharam a celebração