terça-feira, 20 de novembro de 2007

MENINO

Menino: brasileiro, magrela e serelepe, capacidade cerebral limitada. Problemas de aprendizagem e relacionamento na escola. Seus pais, de ascendência similar, envoltos num trabalho maçante, desprezível até mesmo humilhante, pouco rentável evidentemente.
O cotidiano de Menino se resumia a freqüentar uma escola amontoado em uma sala com outros trinta colegas. Seus professores possuíam a incrível capacidade de limitar a sensibilidade, o raciocínio e os sonhos de Menino. Até porque a grande maioria de seus professores nada liam, nada escreviam, simplesmente transmitiam conteúdos adquiridos numa pseudo-universidade à algumas décadas atrás.
A bagagem cultural de Menino atrapalhava até mesmo seu processo educativo. Isso porque na sua casa assistia-se a três novelas, a vida imitava o vídeo e os sonhos alimentados pela televisão. A capacidade de observar de Menino limitava-se a três ângulos: sentado no sofá de três lugares da casa, ao olhar para um lado via sua mãe de olhar fixo na televisão – olhar bovino; à sua frente um mundo idealizado pelas elites de Copacabana apresentado na telinha global, e de outro seu pai, de olhar semi-aberto, descansando para o próximo dia de trabalho. Como podia Menino ser afetuoso com seus colegas na escola, se jamais flagrou seus pais demonstrar qualquer sentimento de afeto? Como podia Menino ler alguma coisa se seus pais e professores não o faziam?
Mal sabia Menino que sua vida estaria por mudar com a incorporação de um hábito que de início se assemelhava a uma tortura – imposta por uma nova professora – mas que com o passar do tempo se transformou num prazer: a leitura.
Enquanto lia, decifrava palavras desconhecidas, descobria um mundo paralelo. As palavras e as idéias o engrandeciam, o dignificavam. O mundo da leitura transformou tanto a vida de Menino que seu mundo precedente começou a ficar pequeno. Assim como o pinto no ovo, precisava quebrar barreiras. Sabia que tinha um mundo a explorar. A casca do ovo representava uma ameaça a sua sobrevivência.
Sua primeira ousadia foi questionar sua mãe sobre a alienação das três novelas, queria ultrapassar esses limites da comunicação de rebanho. Da mesma forma implorou a seu pai para recuperar a auto-estima, quem sabe até mesmo voltar a estudar ou mandar rosas para sua mãe.
Na escola, Menino começou a se tornar um desafio aos professores, porque seus questionamentos e leituras os forçavam a rever seus conceitos de educador. Menino exigia mais leitura, mas pesquisa, mais conhecimento. Seus colegas o invejavam e até mesmo o odiavam, mas não conseguiam entender a fonte do “milagre”. Através do simples ato de ler, Menino modificou o mundo a sua volta. Cresceu, proliferou, produziu, sonhou. Descobriu que não há limites para a criatividade e para o conhecimento. Os livros criaram oportunidades em sua vida e através deles pensava com a cabeça dos outros. Tudo isso devido a um livro e uma professora que exigiu leitura – e que para não ser incoerente, também lia.
Hoje Menino está enterrado, mas mesmo nessa condição se diferencia dos demais defuntos porque em sua lápide está inscrito na data de seu nascimento uma cruz, e no seu falecimento uma estrela radiante, para a eternidade. Seu corpo está morto, mas suas idéias alimentam outras mentes brilhantes.

15 comentários:

Anônimo disse...

o texto qr mostrar como o habito da leitura eh importante e q naum tem hora p/ criar esse habito....
nunca eh tarde p/ começar e com pequenos gestos podemos mudar uma pequena parcela do mundo em nossa volta......

e eu acredito q seja possivel o q aconteceu com Menino, pois ele naum conhecia a leitura, naum havia ninguem p/ lhe transmitir esse conhecimento, e depois q a professora abriu seus olhos, ele pôde por em pratica toda a inteligencia q tinha escondido...


mto bom o texto...
^-^

Anônimo disse...

na vida para tudo se possui uma solução com a leitura se vê o mundo, a uma maior e melhor capacidasde de pensar e agir de modo diferente.sim é possivel pois com a leitura têve uma nova visão de mundo começou a questionar os professores,seus pais o que o tornou um ser diferente....

Anônimo disse...

O TEXTO NOS DEMONSTRA Q A LEITURA FAZ MUDAR O MUNDO, E AO MESMO TEMPO O SEU HÁBITO É INSUBSTITUÍVEL PARA O DESENPENHO DA HUMANIDADE, POIS A CAPACIDADE ATINGIDA ATRAVÉS DO MESMO FAZ MUDAR O PENSAMENTO DE VÁRIAS PESSOAS, PREPARANDO-AS ASSIM PARA O CONVIVIO NA SOCIEDADE.

PARA TANTO ISSO INDICA QUE O QUE ACONTECEU COM O MENINO É ALGO POSSÍVEL,POIS PARA TUDO DEVE-SE TER UM COMEÇO.

Anônimo disse...

q eh mto importante ler para ter uma melhor capacidade de ver as coisas como elas realmente saum! O habito da leitura eh mto importante em todas as situações do cotidiano, sem a leitura naum poderiamos encontrar um bom emprego, atravessar a rua, fazer compras...

claro. temos o exemplo hoje de varios idosos que retornam a sala d aula pra aprenderem a ler e escrever, porém tm existe aqueles q mesmo recebem educação q dizem q eh d qualidade e naum aprendem nada, naum sabem ler, naum sabe escrever...
para todo problema existe um solução...



PARABÉNS PELO TEXTO, ELE ESTÁ MUITO BOM!
^-^

Anônimo disse...

o texto quer mostrar que a leitura pode mudar tudo no mundo e que nunca é tarde para começar a uma vida nova

Anônimo disse...

o texto é muito bom,fala de diversas etapas da minha,da sua,da nossa vida.
o texto transmite uma mensagem muito positiva pois fala da boa vontade do Menino.

Se todos tivessem a vontade do Menino,o nosso planeta seria melhor em termos de ensino,leitura,e aprendizagem.

ótimo o texto ^-^

Anônimo disse...

Esse texto certamente tem tudo a ver com a nossa realidade vivida pois não no geral mas muitas pessoas se ocupam com leituras mais sim com coisas diversas sem vantagens de aprendizado..Esse texto nos transmite uma certa segurança de que quem o ler terá um novo pensamento e com certeza um bom proveito de leitura.

Sim,pois quando se tem vontade tudo é possível ate mesmo seu modo de ser.

Anônimo disse...

O texto nos mostra a importância da leitura em nossas vidas, que pode mudar mentes e faz surgir uma outra pessoa em você.
E isso é possível sim, basta tentar para acontecer.

texto muito interessante.....;)

Anônimo disse...

O texto é muito interessante,com várias idéias sobre a vida de um menino que

Anônimo disse...

este texto é muito importante para nós vermos o quanto a leitura é importante em nossas vidas!!!!!!!!
pois com a leitura podemos ter mais conhecimento sobre o mundo em que vivemos e tambem podermosconhecer mais coisas importantes para nós!!!!!!!!!

Anônimo disse...

para tudo se tem uma solução pois cada um tem uma capacidade de pensar e aguir de sua maneira.
esse texto é muito legal essa é a realidade do nosso meio

Anônimo disse...

o texto diz que o menino queria ler mas os seus pais naum tinham a possibilidade de dar isso a ele;
ele sempre cobrava isso de seus pais

o texto nos diz que nos precizamos ler e tentar entender as pessoas que estão ao nosso redor

Anônimo disse...

Que a leitura é muito importante em nossa vida pois com a leitura podemos chegar bem longe depois que lermos tudo passara a mudar em nós.

SIM!Pois a leitura é muito importante ser lermos vamos ter muitas imaginações que além disso vamos aprender a ortografia.

Anônimo disse...

Raviel henrique

o texto visa esclarecer a importancia da leitura que a leitura realmete ajuda as pessoas a praticar mais o abito da leitura

sim porque ele nao conhecia a leitura e passou a pratica-la pode aplicar o seu conhecimento

Anônimo disse...

qm lê encherga o mundo com olhos diferentes.O habito da leitura faz muito bem para a vida das pessoas, com ela podemos atravessar fronteiras de desafios.

nos achamos q é sim possivel oq aconteceu com o menino. q qndo a professora abriu-lhe os olhos, ele pode ver a sua inteligencia q antes estava escondida.

textO mto bOm...na qual serve como exemplo para várias pessoas ;)