quarta-feira, 18 de julho de 2012

Degladiaram-se amistosamente Cometa e G.E. São João


Jornal Oeste em Marcha, 31 de Janeiro de 1961, por Eusébio

Em confronto futebolístico realizado no gramado de São João, degladiaram-se amistosamente as equipes do Cometa e de São João.
Inicialmente travaram combate os aspirantes de ambas as representações, findando o embate sem abertura de contagem.
Iniciadas as ações das equipes principais, os locais pressionaram insistentemente contra a cidadela de Chico. Quando a peleja alcançava o seu 5º minuto, os sãojoanenses inauguraram o marcador por intermédio do centroavante Miranda. Já aos 7 minutos o Cometa colheu o seu empate com um gol assinalado por Egídio, recolhendo de cabeça uma cruzada da direita de Laurinho. O primeiro tempo terminou empatado graças ao goleiro Chico, que numa tarde inspirada, praticou algumas intervenções de vulto.
Reiniciadas as ações do tempo regulamentar, os visitantes pressionaram, fulminando constantemente a cidadela local sem no entanto conseguirem seu objetivo, podendo ser considerado a primeira etapa pertencente aos locais, enquanto que a segunda pertenceu aos visitantes, espelhando o marcador o equilíbrio das ações de ambos os contendores.
As equipes estiveram assim organizadas:
E.C. Cometa: Chico, Lacy e Fritz, Tibair, Werner e Santos (Gregório), Laurindo, Armandinho, Zeca, Arno e Egídio.
G.E. São João: Eusébio, Ernesto e Armindo, Lauro, Normélio e Romiro, Paulinho, Leopoldo, Miranda, Baldo e Meyer (Irineo).
Em pé: Roque, Lauro, Nelo, Ermindo, Canário e Vicente
Sentados: Antônio, Normélio, Paulo, Zildo e Reinaldo.

Em pé: Lauro, Baldo, Normélio, Camís, Ermindo e Eusébio.
Sentados: Paulo, Egon, Miranda, Bruno e Lingüiça.

Em pé: Ieco, Medo, Décio, Juca, Auri, Otto, Reinaldo.
Sentados: Mauro, Cláudio, Dari, Biba, Edo e Astor.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Primeiros 15 anos do Clube 4-S Unidos Venceremos de Santa Fé


Publicado no Informativo Agropecuário de Outubro de 1985

Antes de fundação do Clube 4-S existiu em Santa Fé um programa de extensão rural liderado por Cláudio José Kober, tendo como objetivos principais a conservação do solo e melhores técnicas de produção. Naquela época a juventude da comunidade não tinha uma entidade organizada e em pleno funcionamento. Em vista deste problema os líderes Cláudio Kober, Ludovico Jungbluth, Félix Sausen, o extensionista Francisco Lucas, com colaboração inicial de cerca de 30 jovens e apoio de boa parcela da comunidade fundaram no dia 15 de Setembro de 1970 o Clube 4-S Unidos Venceremos de Linha Santa Fé.
Entre outros objetivos maiores da fundação foram a união e a organização da juventude, o progresso técnico agrícola, a formação de pessoal e de lideranças. Entre as primeiras atividades realizadas pelo grupo foram os projetos coletivos de milho e conservação do solo na ala masculina, corte e costura, horta e arte culinária no grupo feminino.
A parte social foi muito difundida na época da existência do Clube 4-S em Santa Fé. Torneios de futebol de salão e voleibol, reuniões dançantes, encontros esportivos com outras comunidades, jogos entre sócios e outros jovens da comunidade eram uma agradável rotina. Também tiveram destaque na atuação do grupo a ajuda a comunidade, como a construção de paradas de ônibus, praça em frente a igreja, limpeza no centro comunitário, programas sociais, administração rural, culturas, criações, alternativas de produção, industrialização caseira, saneamento do meio, estética feminina, corte e costura, bem como curso de educação pessoal. Destaque também para a conquista de dois títulos de rainha 4-S para Terezinha Schneider e Dorotéia Ludwig. Dois jovens do grupo tiveram destaque estadual em suinocultura, sendo eles Aloísio Jungbluth e Eugênio Flach.
Lema 4-S: Progredir Sempre. Significado do 4-S: Saber, Sentir, Servir, Saúde. Juramento 4-S: Prometo minha cabeça para saber claramente, meu coração para sentir maior lealdade, minha mãos para servir mais e melhor, minha saúde para uma vida mais sã com meu 4-S, meu lar, minha comunidade e minha pátria.
Integrantes do grupo plantam batatinhas em atividade de campo

sábado, 7 de julho de 2012

Seminário Municipal 4-S de Santo Antônio


Publicado no Informativo Agropecuário de Julho de 1985

Foi realizado nos dias 28, 29 e 30 de Junho na comunidade de Santo Antônio o Seminário Municipal de Juventude Rural  4-S. Houve a participação de 43 jovens, representado os 21 clubes 4-S de Itapiranga sendo das comunidades de Popi, Santo Antônio, Santa Fé, Beleza, Macuco, Maria Goretti, Tunas, Jaboticaba, Chapéu, Cristo Rei, Medianeira, Ervalzinho, Pitangueira, São Pedro, Beato Roque, Soledade, São José, Conceição, São João e Coqueiro. Além de palestras os jovens decidiram fazer um estudo sobre a constituinte e não apoiar nem candidato e nem partido das eleições daquele ano.
A diretoria municipal do Clube 4-S ficou assim constituída. Presidente Léo Wirth; Vice-presidente Celestino Forneck; Secretária Alice Frey; Vice-secretário José Schneider; tesoureiro Aloísio Spaniol; Vice-tesoureiro Afonso Back; Conselho fiscal efetivo Irineu Paulata, José Baumgratz e José Heckler; suplentes do conselho fiscal Valdemar Pauli, Elaine Wirth e Artêmio Forneck.
Jovens participantes do encontro

Pronunciamento de lideranças 4-S