terça-feira, 19 de junho de 2012

Quem reza unido permanece unido.


Publicado no Informativo Agropecuário de Março de 1985.

“Terra sim, barragens não”. Foi o slogan escolhido pela comunidade de Santa Fé Baixa que no dia 8 de Julho de 1984, ergue uma cruz com este dizer para marcar o início da luta contra o dilúvio da bacia do Uruguai. Aos pés desta cruz, toda a  terça-feira a comunidade se reúne e pede a Deus força e coragem para enfrentar e persistir na luta. Estamos convictos que unidos a Deus seremos vitoriosos. Além de confiarmos na providência divina, confiamos em nós mesmos. Criamos uma organização financeira própria e destacamos a lavoura a comunitária, onde em mutirão roçamos um hectar de mato, cujo milho está para ser colhido.
Além disso, os dias de trabalho que os líderes perdem na sua lavoura a comunidade retribui. Só num dia 15 pessoas dobraram milho na propriedade de um líder. Também os grupos de reflexão entenderam a luta e concretamente participam da mesma. Também as demais comunidades atingidas estão organizadas e lutam pelo mesmo objetivo.
Artigo assinado por Roque Wolfarth, morador de Santa Fé Baixa
Moradores se reúnem para fazer orações em protesto contra as barragens

terça-feira, 5 de junho de 2012

Agricultores de Cristo Rei recebem distribuidor de adubo


Publicado pelo Jornal Vale do Uruguai, de 03 de Maio de 1983.

No dia 22 de Maio de 1983, o Prefeito Municipal Luiz Frantz juntamente com o vereador da comunidade Egon Grasel, entregou a um grupo de agricultores um distribuidor de adubo em forma líquida para um grupo de dez agricultores da comunidade de Cristo Rei. O distribuidor tinha uma capacidade de 3.000 litros.
Os agricultores contemplados foram: Estevão Wermuth, Wunibaldo Schneider, Roque Walker, Paulo Wirth, Anivo Koerbes, Selvino Wendling, Walter Mallmann, Otávio Spaniol, Arnoldo Wermuth e Avelino Schroeder. Depois da solenidade foi servida uma janta de confraternização no clube da comunidade.
Agricultor assina o contrato

Agricultores contemplados