quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

São José de Cristo Rei conquista seu primeiro título municipal

Em pé: Schneider, Bruno, Nestor, Egon, Calisto, Inácio, Hugo, Xégo, Tile, Juca, , Mingila, Carmo, Gilberto e Jonilton.
Sentados: Ernani, Volmir, Nego, Wena, Mingo, Walter, Tinho, Ceguinha, Nico e Ervino.

O campeonato municipal de Itapiranga, até a década de 1980, englobava times de Itapiranga, São João do Oeste e Tunápolis. Era um campeonato extenso, com muitos times, mas acima de tudo com muita rivalidade, disputa, confusões, brigas e alto nível técnico. Naquela época, ser campeão municipal era uma verdadeira conquista para um clube de futebol. E a conquista do título na temporada 1985-1986 contra o poderoso time do Esporte Clube Cometa, representou muito para a história do Esporte Clube São José.
Primeiro porque foi um título conquistado com muita garra e determinação, com um time forte e determinado. Segundo, porque, a decisão acabaria ultrapassando as quatro linhas do campo, o que gerou muita polêmica na época.
“Naquele ano a gente tinha um time muito forte, para se ter uma idéia nem um técnico a gente tinha, quem montava o time e decidia seu posicionamento eram os próprios jogadores”, destacou Carmo Bohnenberger. O time daquela temporada era formado basicamente por atletas de Cristo Rei, talvez isso sirva de explicação para o entrosamento e a determinação do time.
“Os dois times tinham chances de serem campeões, mas infelizmente eu, jogando contra o time de Cristo Rei, a gente bota a alma e o coração para ganhar o campeonato. Infelizmente eu acho que teve algumas coisa extra campo que estragaram um pouco o brilho da decisão. O Cometa perdeu o título praticamente fora de campo. Mas o tempo passou, a gente parabeniza o São José por terem ficado campeões, eles tinham time para ganhar. A gente do Cometa buscava ganhar nas quatro linhas, e eles conseguiram ganhar nas quatro linhas mas também com uma ajuda de fora. Aos quarenta minutos do segundo tempo, estava um a zero para o Cometa, e aí teve um lance que ao nosso entender não era pênalti nenhum e o juiz e nós acho que erramos até por ter saído do campo, porque poderíamos ter mesmo assim vencido o jogo, saímos do campo, deu bastante discussão, e eles ficaram com a taça e na época o regulamento dizia que quem abandonasse o campo perdia o campeonato e Cristo Rei ficou campeão”, salientou  Roberto Kirchner, que na época jogava no time do Cometa.
O Esporte Clube São José havia feito uma temporada brilhante, não perdendo praticamente nenhum jogo. Tanto a torcida quanto o time sabia quer era o momento do clube conquistar o título. No entanto, a rivalidade e o clima tenso do jogo, fizeram com que a partida não terminasse. O Cometa saiu de campo e os jogadores do São José pegaram a taça e comemoraram o título, fazendo inclusive a volta olímpica. “Nós não iríamos mais entregar aquela taça de forma alguma”, ressaltou Nilton Renz.
“Naquele dia nós queríamos fazer a festa. Lembro que uma mulher do Cometa pegou a taça e eu disse para ela que esse era o momento do São José. Tirei a taça das mãos dela, e saí correndo com a taça para fazer a volta olímpica.
                     
“Acho que foi a mulher do presidente do Cometa que queria tirar a taça das mãos dos jogadores do São José e aí um torcedor jogou um rádio na cabeça dela. A torcida gritava para que a taça ficasse para o São José”, lembrou Alfonsina Hoff. Naquele dia houve uma confusão generalizada após o término precoce da partida. Mas no julgamento feito em Itapiranga, o Cometa foi punido por ter abandonado a partida, ficando o título para o São José.
Durante a semana ocorreu o julgamento para decidir sobre a situação. O Cometa perdeu o título por abandonar o campo. Na entrega oficial da taça de campeão, num jogo amistoso com a equipe do Guarani de Beato Roque, o então prefeito municipal de Itapiranga, senhor Gilberto Henckes, enfatizou que, se não fosse pela sua pessoa, novamente o São José não teria sido campeão municipal.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Documentários dos municípios da SDR de Itapiranga



Vídeo de apresentação dos documentários produzidos através de financiamento de apoio a pesquisa da Fapesc, referente aos cinco municípios da SDR de Itapiranga. Projeto coordenado pelo professor Paulino Eidt, com apoio dos professores Eloi Tessing, Douglas Franzen e Leandro Mayer. Desenvolvido ao longo do ano de 2011. Mais informações em: www.itapirangasc.com.br