quinta-feira, 17 de novembro de 2011

VIII FRECAPI realizado em Itapiranga


Publicado no Jornal Vale do Uruguai, de 28 de Outubro de 1983.

Organizado pelo Itapiranga Moto Clube, foi realizado entre os dias 5 e 6 de Novembro de 1983, a 8ª edição do Festival Regional de Canção Popular Brasileira. Com a participação de 17 cantores e de grande público foram realizadas primeiramente as eliminatórias.  Na final os vencedores do Festival foram Antônio Carlos Olisiak de Coronel Bicaco-RS. Em segundo lugar ficou Helena Stahl Werlang de São Carlos-SC, em terceiro lugar João Carlos do Santos de Cruz Alta-RS. Em 4º lugar ficou Elias Fernandes de Palmitinho-RS, e em 5º lugar empataram Norverto Marchetti de São Carlos-SC e Ione Vier Dalinghaus de Itapiranga-SC.
Em seguida foi realizado o sorteio da ação entre amigos realizada pela Itapiranga Moto Clube, tendo o 1º prêmio uma Moto Honda CG-125 sorteada para Celestino Forneck de Linha Popi. O 2º prêmio em dinheiro ficou para Adriano Thums de Itapiranga, o 3º prêmio em dinheiro para Romalino de Oliveira do Bairro Santa Tereza, o 4º prêmio em dinheiro para Elói Welter de São João e o 5º prêmio em dinheiro para Renita Geller Scheid de Itapiranga.
Helena Stahl Werlang

João Carlos dos Santos

Mesa julgadora e público presente

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Atividades da Semana Cívica na região


Publicado no Jornal Vale do Uruguai, de 16 de Setembro de 1983.

No dia 07 de Setembro de 1983, num dia frio, foi realizada uma gincana automobilística pela Rua do Comércio de Itapiranga, numa promoção do CMD. Participaram da gincana doze duplas, que tiveram que cumprir dez tarefas. O início foi na Praça das Bandeiras na Prefeitura Municipal e o término no Hotel Mauá. Houve tarefas interessantes como trocar o pneu do carro, procurar palavra no dicionário, datilografar um texto, furar com os olhos vendados um saco de água, abrir um cadeado procurando a chave certa num molho, tirar uma bolita com a boca numa bacia de água e enterrá-la com a boca em farinha e muitas outras. O público se divertiu bastante.
A dupla vencedora foi Mário e Célia, que venceram os obstáculos em 22 minutos e alguns segundos. Eles levaram cinco minutos de vantagem sobre a dupla segundo colocada, Auri e Kika. Em 3º lugar ficaram Pingo e Lia, na 4ª posição Wilson e Melânia e na 5ª posição ficaram Renério e Carlise.
TUNAS
Em Tunas a programação iniciou com missa. Em seguida ocorreu o desfile de escolares, clubes e firmas pelas ruas do distrito. A parada cívica foi feita no campo do Grêmio Tunense. Houve apresentação de números por parte de alunos e pronunciamentos. Ao meio dia foi servido churrasco. De tarde continuaram as competições esportivas, tendo como destaque a corrida rústica e a loteria ciclística. Também houve um leilão de tortas, organizada pelas torcidas do Grêmio e do Internacional. 
Desfile na Avenida Uruguai

Mário e Célia recebendo a premiação

Programação na Vila Tunas

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Cristo Rei, Sede Capela e Dourado inauguram telefone DDD


Publicado no Jornal Vale do Uruguai, 08 de Julho de 1983.

Durante o mês de Junho foi inaugurado o telefone DDD em três comunidades interioranas do município de Itapiranga. No dia 1º de Junho foi a inauguração do telefone de Dourado. No dia 23 de Junho foi a vez da inauguração do telefone de Cristo Rei. Com isto, agora o município de Itapiranga está servido com o telefone de Discagem Direta a Distância na Cidade, em São João, em Tunas, em Laranjeira, em Dourado, em Sede Capela e em Cristo Rei. As autoridades locais esperam ainda poder ligar neste ano o telefone em Beato Roque para o ano que vem iniciar as ligações em diversas outras comunidades a partir das centrais de Itapiranga, São João e Tunas.
A inauguração do telefone de Sede Capela aconteceu quinta-feira, dia 23, antes da noite. Eram aproximadamente 18:30 horas quando foi feita a primeira ligação telefônica de Sede Capela, da Escola Agrícola São José, para a Cúria Provincial dos Padres Jesuítas em Porto Alegre. Na oportunidade conversaram o Padre Aegídio Koerbes, diretor da Escola Agrícola com o Padre Martinho Lenz. O Prefeito Municipal Luiz Frantz também conversou com o Padre Martinho Lenz. Além disso, também estiveram presentes outros líderes de Sede Capela. Depois da primeira ligação foi oferecido um churrasco de confraternização.
Em Sede Capela, foram ligados apenas dois aparelhos: um na Escola Agrícola São José, sendo o número 770283, e o outro está ligado na loja de Wunibaldo Rech, com o número 770003. Em breve também deverá ser ligado o telefone da firma Schoeler.
Em Cristo Rei aconteceu a inauguração do telefone no Sábado, dia 25. A primeira ligação foi feita por volta das 17:15 horas. O ex-vereador Wendelino Grasel falou com sua filha Marlene que reside em Florianópolis. O Prefeito Municipal Luiz Frantz igualmente aproveitou a oportunidade para deixar sua mensagem para todos os itapiranguenses na capital do Estado. Estiveram presentes no ato também o vereador Egon Grasel, o diretor da Escola Básica, José Guido Steffen e o presidente da Cooperativa, Ivo Blatt, além de outros líderes locais.
O churrasco de confraternização foi feito à noite, com a presença além das autoridades acima citadas e de vários líderes da comunidade de Cristo Rei, do assessor do Secretário do Oeste, Otmar José Schneiders. Depois do churrasco houve alguns pronunciamentos.
Em Cristo Rei tem apenas dois números ligados: 361142, que é o instalado na firma Irmãos Grasel, e o número 361195, instalado na Comercial Grasel. Durante os próximos dias ainda devem ser ativados os telefones da Cooperativa Agropecuária filial de Cristo Rei e de Werlang Comércio e Tranportes.
Inauguração em Cristo Rei

Inauguração em Sede Capela