quarta-feira, 27 de julho de 2011

Kappesberg

Olá amigos, esta semana será publicada as Memórias Vivas de José Guido Steffen e Irene Schmitt no Jornal Expressão e tem uma foto que chamou muito a minha atenção, em que Guido Steffen aparece lendo tendo ao fundo o vale de Salvador do Sul no alto do Kappesberg. Por aquele Colégio Santo Inácio em Salvador do Sul passaram muitos estudantes da região de Itapiranga, então posto para vocês as fotos que tenho do local. Não deixem de conferir as Memórias Vivas desta semana no Expressão impresso ou no site do Jornal (http://www.jexpressao.com/)
Guido Steffen no alto do Kappesberg

Vista do Colégio Santo Inácio, Salvador do Sul (Fonte: Blog Memória do povo alemão)

Mulheres Camponesas lutam por seus direitos

Aproximadamente duas mil pessoas procedentes de todas as comunidades do interior do nosso município, compareceram no dia 13 de Abril de 1986 na praça da Igreja Matriz da nossa cidade para participarem da concentração das mulheres agricultoras. O encontro, que teve seu início às 9:00 horas prolongou-se até as 17:00 horas, quando foi feito o encerramento das atividade do dia. Na ocasião se fizeram presentes vários representantes de entidades e sindicalistas, além de representantes do clero e da classe política.


A concentração ocorreu na mais absoluta calma e os resultados podem ser considerados excelentes, quanto a participação e conscientização das trabalhadoras rurais que se mobilizam para reivindicar seus direitos. As mulheres querem o reconhecimento de seus direitos de igualdade ao homem e reivindicam atendimento previdenciário, aposentadoria e outros benefícios que hoje são atribuídos somente ao homem do meio rural.

Nesta concentração estiveram presentes dando seu apoio às mulheres agricultoras do nosso município, a coordenadora do movimento de Descanso Luci e José Fritsch representante da Pastoral da Terra de Chapecó.
Mulheres presentes na Igreja Matriz de Itapiranga em 1986.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Moradores de Cristo Rei fazem mutirão para consertar estrada

Publicado no Jornal Oeste, de 12 Março de 1986.

O principal acesso à Vila de Cristo Rei, não estava mais oferecendo condições de tráfego. Segundo informações do vereador Egon Grasel, este fato foi comunicado várias vezes ao Prefeito Municipal e ao Sub-prefeito de São João e nenhuma providência foi tomada. Ele estranhou também o fato de que por duas vezes os caminhões da municipalidade transitaram por aquele local, carregados de pedregulhos e não se sujeitaram a fazer o serviço. Egon desconfia que isto seja perseguição política, pois o prefeito perdeu as eleições naquela comunidade.


Em vista disso, a comunidade resolveu se unir com motoristas e agricultores e arrumar aquele atolador. Com a ajuda de uma carreta agrícola que foi colocada a disposição para carregar cascalho, uma máquina carregadeira e a participação de diversas pessoas da comunidade, o problema foi sanado.


segunda-feira, 18 de julho de 2011

Campeonato interno de suiço da Seara Itapiranga

Associação Esportiva Recolha e Coleta
No dia 22 de Março de 1986 no campo da ADRC Seara ocorreu a final do campeonato interno de futebol suíço. O jogo foi entre as equipes da Associação Esportiva Recolha e Embalagens e a equipe Os Fronteiristas, no placar de 2 a 0. Os gols foram marcados por Antônio e Luiz Lauer.


Jogaram pela A.E.R.E.: Natalício Soares, Neri Haeflinger, José da Silva, Luiz Lauer, Antônio Lauer, Gilberto Zanatta, Valdecii da Silva, Romário Alves, Adão Machado, Gerson Marchesan, Alfeu Thiel, Sebastião Pereira, Eloir Matuzalém e Osvino Guarienti. Massagista: Elton Thiel.

Jogaram pelos Fronteiristas: Pedro Correa, Nélio Gouvea, Canísio Schorr, Claudir Zewes, Edemar Feller, Juarez Siqueira, Germano Siqueira, Setembrino de Oliveira, Egon Dalinhaus, Ivo Novak, Albino Silva, Ronildo Padilha, Marino Ribeiro e Anselmo Bernardi. Massagista: Claudino Jesus, técnico João Zimmermann, dirigentes: Vendelino Wermuth e Lauro Killing.

Publicado no Jornal Oeste, de 26 de Março de 1986.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Gilberto Henckes assume a prefeitura de Itapiranga

Publicado no Jornal Oeste, de 08 de Janeiro de 1986.

No dia primeiro de 1986, em sessão solene da Câmara de Vereadores, foi dada posse ao prefeito municipal eleito de Itapiranga, Senhor Gilberto Henckes e seu vice, Senhor Edgar Werlang. A sessão foi presidida pelo vereador Almiro Müller, com a presença de mais oito vereadores.
O prefeito Roberto Berwanger entregou o cargo fazendo um amplo relato das atividades de seu mandato. Roberto agradeceu a todos que colaboraram com sua administração e desejou aos que estavam assumindo uma profícua administração.
Com solene juramento e assinatura do Termo de Compromisso seguiu-se a posse dos eleitos. Em seu discurso de posse o novo prefeito prometeu muito trabalho e ação conjunta e comunitária. Concitou a todos os itapiranguenses para promover o progresso de todo o município, num trabalho unido e de confiança, num clima de tranquilidade e paz.
O vereador Arlindo Dietrich falou em nome da bancada do PDS, pedindo sobretudo a continuidade do diálogo franco entre legislativo e o novo executivo. Áurio Welter falou como representante do PDMB, lembrando que após 20 anos acontece o desejo do povo, que é a posse do prefeito eleito pelo povo.
Encerrada a sessão, o presidente da Câmara agradeceu ao ex-prefeito pelo trabalho em favor do povo do nosso município durante sua administração, desejando ao novo executivo uma boa administração. Ao meio dia nas dependências do Colégio Integrado de Itapiranga, houve um churrasco de confraternização com presença de grande público.
Como um das primeiras medidas da nova administração municipal de Itapiranga, tivemos a nomeação de Felipe Arsênio Bamberg e de Baldo Grasel para sub-prefeitos de Tunas e São João, respectivamente. Realmente é uma pena o Senhor Prefeito Municipal não aproveitar esta oportunidade para deixar o povo de cada distrito escolher livremente o seu sub-prefeito, praticando um pouco aquela democracia tão badalada de que o povo vai governar. Ao invés disto ele prefere nomeá-los seguindo o mesmo caminho do regime tão combatido pelo partido.